Resenha: Alameda dos Pesadelos, Karen Alvares


Olás!

Hoje trago a resenha do livro que ganhei no sorteio de divulgação, Alameda dos Pesadelos!
É sempre bom poder prestigiar a literatura brasileira! :D



Nome: Alameda dos Pesadelos
Autora: Karen Alvares
Editora: Catavento
Páginas: 263

Nota: 



Vívian era apenas uma mulher solitária, com uma vida normal, presa em sua rotina sem graça, até a noite em que presencia um acidente. A partir daí seu pesadelo começa; ela passa a ter visões de um homem que conheceu no passado e desejava nunca mais encontrar. E o pior: ele quer vingança. Até que ponto um pesadelo é fruto da imaginação? Vívian descobre que o limite entre a alucinação e a realidade é tão pequeno que a loucura está a apenas um passo de distância e o pesadelo pode estar escondido na nossa mente, como um monstro à espreita, esperando sua chance de despertar. E para escapar do seu horror particular, Vívian precisará entender quais foram seus erros. E finalmente aceitar a própria culpa. 

Primeiramente, gostaria de dizer que foi um prazer receber e poder conferir esse livro. Muito obrigada, Karen! :D

Ao começar a leitura, eu não tinha expectativas sobre o que o livro iria me trazer. Acabou que foi uma coisa boa, pois consegui me surpreender e aproveitar a leitura.
O começo, na minha opinião, foi meio devagar, com bastante descrição da vida cotidiana dos personagens. Mas, a partir de um certo ponto, a história ganhou velocidade  e, pra mim, acabou muito rápido haha

Gostei bastante dos personagens. Eles são muito "gente como a gente", ainda mais com a história sendo ambientada em São Paulo. Parecia muito que era a gente alí.

Pela sinopse a gente já imagina que o livro possa ter uma temática sombria, mas eu não estava preparada para o momento em que a parte sombria chegou. Fui completamente surpreendida.
Pelo livro ser narrado em primeira pessoa, temos uma visão bem unilateral dos acontecimentos. Vívian não entende porque aquela pessoa do seu passado resolveu reaparecer e persegui-la. Ela não consegue ver o "quadro maior" da situação.
E é com alguns flashbacks que a história começa a se encaixar, e as pontas soltas começam a fazer sentido. Karen foi genial em suas escolhas, e por mais que em alguns momentos eu não tenha entendido algumas coisas, tudo foi explicado no final.

E o final foi outra parte surpreendente, saindo da atmosfera sombria pra uma bem mais leve. É ali que Vívian passa a entender que ela é somente uma pequena parcela de um mundo, e que cada ação dela reverbera na vida de muitas outras pessoas. É ali que percebemos que nem todo mundo é cem por cento bom ou cem por cento mau, mas tudo que fazemos têm consequências, e essas sim podem ser boas ou ruins.

Alameda dos Pesadelos é um livro que traz muitas reflexões, e definitivamente é uma ótima leitura! Recomendo bastante, e espero poder continuar acompanhando a carreira da jovem escritora Karen Alvares! :D

4 comentários:

  1. A Capa também me passou essa informação de ser sombria, atualmente também ando lendo autores brasileiros ou seja a nova geração e ando me surpreendendo.
    estou te seguindo
    me visite: http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Wanderléa Diógenes
    Olá! Sejam bem vinda!
    Eu confesso que não sou muito de acompanhar autores brasileiros, mas pretendo compensar isso! Vale super a pena!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    O livro parece ser realmente bacana, mas a verdade é que eu não fiquei com nem um pouco de vontade de ler, mesmo com todos os elogios.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @Inês
    Olá!
    Talvez ele não pareça ser a sua "praia", mas eu acho que mesmo assim vale uma conferida! ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home