Resenha: Extraordinário, R.J. Palacio


Olás!
Hoje trago a resenha de um livro incrível e que toca o coração - Extraordinário!

Espero que gostem!

Nome: Extraordinário
Nome original: Wonder
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Nota: 






August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

Um livro sensível, comovente e ao mesmo tempo engraçado e espirituoso, Extraordinário é nos faz sorrir e ter um aperto no coração ao mesmo tempo.

Vemos Auggie entrar para a escola aos 10 anos de idade, e sofrer bullying dos próprios colegas de turma. É difícil, claro, mas ele mantém a cabeça erguida e se mostra bastante forte e determinado. Contra todas as chances, ele consegue completar o ano na escola!

No começo vemos, pelos olhos dele, como os outros alunos e as outras pessoas o olham diferente por causa do seu rosto, mas tudo que ele quer é ser visto como ele realmente se vê - um garoto comum. E é muito bonito ver que nem todas as pessoas que convivem com ele são cruéis, com intenção ou não. Ele acaba fazendo alguns amigos (Summer e Jack) e também inimigos (Julian), mas mesmo assim ele não deixa de ser sempre gentil com todos.

É também incrível ver como a família do Auggie cuida dele e se importa com ele. São todos amigos, confidentes, e todos o apoiam e o ajudam em todas as fases de sua vida - desde as cirurgias quando bebê, a entrada para a escola e até o final do ano letivo. É perceptível como ele é cercado de muito amor e muito carinho por pessoas que não se importam se ele nasceu com alguma síndrome genética ou se ele é viciado em Star Wars. Eles o amam por quem ele é.

Gostei bastante por alguns capítulos serem narrados pelas pessoas que convivem com o August - Via, Justin, Miranda, Summer, Jack. Dá pra ver pelos olhos dos outros como eles realmente o vêem e como se sentem em relação a ele. E como ele, aos poucos, conseguiu mudar a vida de todos que se dispuseram a conviver com ele. É muito amor <3

O livro está repleto de frases marcantes e maravilhosas, mas se eu for colocar todas aqui vou postar quase o livro todo haha

O livro também tem outra capa, e gosto bastante das duas:

Esse é, definitivamente, um livro que deve ser lido por todas as pessoas que tiverem a oportunidade, de qualquer idade, em qualquer ocasião.
Ele está cheio de lições de vida e reflexões profundas.

Me arrependo amargamente de não ter lido antes! Recomendo infinitamente!

2 comentários:

  1. Cara. CARA. CA-RA.
    Esse livro é INCRÍVEL! Um dos meus preferidos do universo inteirinho! Auggie é muitoamô, um dos personagens mais sensíveis que tive o prazer de ser apresentada! Adorei a resenha, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Nina
    Sim! Se tornou meu favorito também! E olha, dá vontade de dar um abração no Auggie durante o livro todo!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home