Resenha: Um Dia, David Nicholls

Olás!
Hoje trago a resenha de um romance fofinho, Um dia de David Nicholls!
Espero que gostem!

Nome: Um Dia
Nome original:  One Day
Autor: David Nicholls
Editora:  Intrínseca
Páginas:  416
link no skoob: 

Nota: 



Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram no dia de sua festa de formatura, em 1988. Ambos sabem que, a partir do sia seguinte, irão trilhar caminhos completamente diferentes pelas estradas da vida. Mas, depois de um dia juntos, eles não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos passam, Em e Dex vivem suas vidas de forma bem diferente daquilo que sonhavam na época em que se conheceram e, incapazes de esquecer o sentimento que surgiu na noite em que ficaram juntos, surge uma relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos depois seu relacionamento tem idas e vindas, altos e baixos, alegrias e lágrimas, e conforme o tempo passa eles percebem mais que foram feitos um para o outro.

Uma coisa que eu gostei em relação à cronologia do livro é que cada capítulo é narrado no dia 15 de julho de algum ano, a partir de 1988, quando Dexter e Emma se conheceram. Além disso, os capítulos são divididos entre acontecimentos da vida de Emma e da vida de Dexter, praticamente ocorridos ao mesmo tempo. Sempre são mostrados os altos e baixos da vida de cada um; os altos da vida de um com os baixos da vida de outro, em contraste, e vice-versa. Gostei dessa forma de mostrar como a relação deles e as vidas deles discorreram ao longo dos anos, desde quando eles se conheceram, além do fato do livro ser dividido em partes, dos "vinte e poucos anos" aos "vinte e tantos anos", e daí para os "trinta e poucos anos", mostrando que literalmente estávamos lendo tudo de importante que aconteceu na juventude e maturidade deles.

Pra mim, esse livro foi superestimado. Já havia lido resenhas falando bastante bem, pessoas me disseram que tinham gostado, e eu fui com muita sede ao pote. O livro é legal, mas não me prendeu como achei que fosse acontecer. Não fiquei empolgada com a história de Emma e Dexter como quis ficar, e foi um pouquinho frustrante. Fiquei um pouco triste no final do livro, mas foi só. Acho que faltou aquela conexão com os personagens, aquela cumplicidade.
Mas, como eu sempre digo aqui, gosto cada um tem o seu. Eu dei 3 estrelas, mas outras pessoas podem dar 4 ou 5. E, aliás, fico muito feliz que o livro tenha sido ótimo pra outras pessoas.

Um Dia já virou filme, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade (leiam: tempo) de assistir, mas espero reparar isso logo, e espero também que o filme seja interessante. E, claro, quando assistir farei uma review! :)

6 comentários:

  1. Já li esse livro e também tenho que comentar que é um romance bacana mas que eu não achei nada demais...Os personagens até que me conquistaram ,mas o casal em si não gostei tanto assim. E o final foi... se eu pudesse arrancava as ultimas páginas e pronto o livro teria acabado perfeito kkkk.
    Amei sua resenha amore ,foi bem sincera e gostei <3
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Seja Bem vinda! :D
    Eu achei a mesma coisa! Os personagens eram legais, mas o casal não engatou :( Uma pena.
    SIM! Arranca aquele final, socorrinho q
    Muito obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Alguém que terminoi Um Dia, sempre fico em choque quando encontro alguém .
    Eu acho que eu li esse romance na idade errada, porque o tanto que eu chorei e me traumatizei com o Dex não foi normal. Eu o odeio! Mesmo chegando somente até a metade do livro, posso afirmar, que ele foi mei primeiro livro abandonado. Justamente por ser tão real, e tão triste. Portanto, quando tiver uns trinta anos, eu termino ele.
    Oi, tudo bem?
    Fiquei tão empolgada que nem dei as saudações.
    Beijos.
    http://leituraassidua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. @Mylane
    Olá!
    Nossa, que experiência traumática a sua o_o Talvez eu que tenha lido na idade errada, ou tenha um coração de pedra XD Não sei...
    Ele é real, sim, e um pouco triste, mas não achei isso tudo não rs
    Acho até bom que você não tenha terminado o livro ainda, achei o final meio decepcionante.
    Agora, vamos para outras leituras, que prometem ser melhores que essa :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da idéia da divisão dos capítulos, mesmo não tendo lido.

    ResponderExcluir
  6. @Willian
    Ficou muito legal, e deu pra acompanhar a história deles muito bem, desde jovens até um cadinho mais velhos :)

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home