Resenha: Convergente, Veronica Roth


Olás!
Venho hoje trazer pra vocês o desfecho da trilogia Divergente, da Veronica Roth!

Convergente (ou Allegiant, que é o título original) trouxe consigo muita polêmica, tanto com respeito ao título quanto com respeito aos personagens, então vou dar minha opinião também :D
Espero que gostem!

Nome: Convergente
Nome original: Allegiant
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 528
Nota: 




Antes de falar sobre a história do livro em si, gostaria de salientar uma coisa: não concordo com o título do livro.
Aí vocês me perguntam: Mas porque?
É o seguinte: a palavra Allegiant, que está no título em inglês, significa algo relacionado a lealdade. E a todo instante no livro essa ideia vem à tona. Porém, a palavra Convergente não é citada como uma forma de ideal ou de nomeação para nada (como ocorreu com Divergente e Insurgente). A palavra convergente foi utilizada, na minha opinião, para formar um trocadilho com o título do primeiro volume, Divergente, e foi inserida deliberadamente no meio do texto do livro pra poder ter alguma relação do texto com o título. Achei desnecessário, e o título do livro bem poderia ser Lealdade ou Leais (título do livro em espanhol).

Agora, voltando ao livro:
Depois de todas as reviravoltas de Insurgente (vocês podem ler a resenha aqui), a população de Chicago está dividida mais uma vez. Algumas pessoas querem permanecer na cidade, outras querem explorar o outro lado da cerca.
Para aquelas que ficam, o regime que antes prometia liberdade parece ser mais um regime opressor. Para as que querem sair, há a chance de uma vida nova longe de todos aqueles conflitos e mortes. Mas será que valerá a pena sair?
Assim como nos outros livros, em Convergente um novo grupo surge para fazer frente aos ideais dos novos líderes da cidade. Eles são chamados de Leais. É um grupo formado de pessoas que acham que vale a pena descobrir o que há além da cerca, e nesse grupo Tris vê a chance de descobrir a verdade e de talvez encontrar um novo lar. Mas será fácil? Será que ela vai encontrar o que busca? Haverá um lugar para ela depois de tudo?
Se eu pudesse resumir esse livro em um personagem, seria: Tris.
Ela está absolutamente fenomenal nesse livro. Forte, determinada, consciente de tudo que ela é e tudo que ela pode fazer. Sempre querendo ser o melhor possível e tentando sempre honrar seus pais e seus ideais. Tris nos inspira a fazer o bem, a confiar em nós mesmos e a não aceitar as limitações que os outros nos impõem. Roth criou uma personagem fantástica.
Não vou dar mais detalhes, mas dos livros anteriores aprendemos que a autora sabe criar personagens odiáveis, e nesse volume não foi diferente. Ela introduziu muitos personagens novos, e alguns com visões e pensamentos tão deturpados quanto os de Jeanine e Marcus que me fizeram morrer de raiva rs
Um ponto negativo do livro foram as explicações sobre os Divergentes e as motivações para o sistema de facções e todo o resto. Achei que, devida a tanta importância ter sido dada aos divergentes no primeiro e, principalmente, no segundo livros, o papel deles no contexto maior fosse ser alguma coisa realmente extraordinária, e não ligada somente a interesses de um certo grupo que surgiu na história. Bem fraco, viu.
Um personagem que teve drásticas mudanças de personalidade, na minha opinião, foi o Four. Não sei se é devido aos primeiros dois livros terem sido contados pela perspectiva da Tris, mas ele parecia bem durão em Divergente, e foi perdendo essa imagem de "badass" pra dar lugar à imagem de alguém inseguro, em constante conflito consigo mesmo e ~meio~ paranoico com seus medos. Além disso, parece que a história de Insurgente não serviu muito para o crescimento do personagem, já que ele teve o livro inteiro para duvidar dos instintos da Tris e, mesmo depois dela se provar certa, ele voltou a duvidar dela em Convergente por motivos banais. #PoxaFour :(
Alguns podem dizer que eu fui boazinha ao dar 4 estrelas pra esse livro, mas eu acho que foi justo. Tirando os pontos citados, eu gostei bastante do livro. Adoro o jeito da Veronica de escrever, ainda que ela esmague meu pequeno coração em suas mãos :( E fiquei triste depois de terminar o livro haha
Recomendo a leitura de toda a trilogia :D

4 comentários:

  1. Olá!
    Esse livro está na minha estante, mas falta coragem para ler. Adorei sua observação sobre a tradução do nome. Depois do final de Insurgente assumo que passou a vontade de terminar a trilogia. Mas, vamos lá! Eu detesto parar no último livro.
    Boas leituras
    http://blogimaginacaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. @Mylane
    Oi!
    Então, depois de ler algumas resenhas sobre ele também perdi um pouco da vontade de ler. Masss parar no último livro dá uma sensação estranha, né? Então eu li haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. ALGUÉM QUE CONCORDA COMIGO QUE ESSE NOME FOI TOTALMENTE DESNECESSÁRIO!!!!
    Adorei a triologia, mas achei que teve algumas coisas bem exageradas nos livros, acho que a Veronica entrou na onda de não se apegar aos personagens, um pouquinho demais. Pois faltou uma justificativa, plausível para algumas situações no livro.
    E pelamordedeus né Four?! Erra, erra, erra e insiste no erro! saipralá!
    Adorei a resenha! super honesta!

    Um beijo Lara!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Lara
    Olá!
    Então, não vamos nem comentar sobre o nome né =/
    Sim, achei que algumas justificativas ficaram bem fracas nesse terceiro livro. Nos dois primeiros ela exaltava tanto e dava tanta importância aos divergentes pra no terceiro... deixa pra lá.
    E o Four acho que foi a decepção maior :( #PorqueFezIssoVeronica
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home