Resenha: A Visita Cruel do Tempo, Jennifer Egan

Olás!
Hoje falo de um livro que peguei emprestado com um professor (sim, tenho professores leitores! Yay!), que disse que foi um dos melhores livros que ele já leu. Então, vou contar o que eu achei do livro!


Espero que gostem!

Nome: A Visita Cruel do Tempo
Nome original: A Visit from the Goon Squad
Autora: Jennifer Egan

Editora: Intrínseca
Páginas: 336


Nota: 




Rhea gosta de Bennie, que gosta de Alice, que gosta de Scotty, que gosta de Jocelyn, que gosta um pouquinho de Lou.
Bennie é um produtor musical. Sasha é a secretária/assistente cleptomaníaca de Bennie. Lou é um produtor musical experiente com uma vida inteira de drogas, garotas e festas. Jules é um repórter que foi preso por assédio. As vidas desses personagens se entrelaçam; pode ser em 1970, 1980 ou 2000; pode ser quando suas vidas estão apenas começando ou quando terminam. Pode ser porque dois deles estiveram em um mesmo lugar ao mesmo tempo, porque foram amigos ou porque compartilharam uma viagem. Todos os personagens têm sua bagagem, e ao longo da narrativa percebe-se: o tempo é cruel. Ele corre indefinidamente, independentemente da vontade de ninguém. E com o passar desse tempo é notável como a vida das pessoas muda. Seus altos e baixos, suas guinadas ou derrocadas. Alguém famoso nos anos 70 não necessariamente vai ser lembrado vinte ou trinta anos depois. Alguém que você acaba de conhecer pode não durar cinco minutos na sua vida.
"Vinte anos depois, a sua beleza já foi para o lixo, especialmente quando arrancaram fora metade das suas entranhas. O tempo é cruel, não é? Não é assim que se diz?"
O curso do tempo é inexorável. A juventude se vai, e com ela toda a pureza e a maioria dos sonhos. As prioridades mudam. As mentes e os gostos mudam. A música é um fator extremamente presente durante a história, e talvez o que mais nos faz refletir sobre a passagem do tempo. Afinal, o que era sucesso ontem provavelmente não vai ser amanhã.
E, não obstante, o tempo vai continuar seguindo seu curso. Hoje podemos pensar que temos todo o tempo do mundo, mas pode não ser bem assim.

Está aí um livro diferente dos que eu costumo ler. Não é de fantasia, não é épico, nem distopia. E talvez fosse exatamente o que eu precisava. Um livro real, que conta as trajetórias das vidas de seus personagens de forma crua e humana.
O que eu gostei muito nesse livro é a maneira como os fatos são contados. Você pode estar lendo um capítulo no tempo presente, e de repente é transportado para o passado em alguma divagação, que logo se encerra e você volta para o presente. Ou tem um vislumbre do futuro do personagem. Essa atemporalidade da narrativa é sensacional.
Uma história carregada de realismo. Não tem um mocinho ou um herói para vir salvar a donzela em perigo, ou um super vilão pra ser derrotado. O único inimigo é o tempo, e ele vem a todos nós. Esse é um livro que nos faz pensar sobre o que fizemos das nossas vidas até o momento. E sobre o que pretendemos fazer depois. É uma história que fica como uma lição, ou um aviso. Ou talvez um tapa na cara, depende de quem lê. E definitivamente, é um livro que deve ser lido.
Adorei ter esse livro em mãos e, quando puder, vou adquiri-lo.
Deixo aqui registrado um muito obrigada ao meu professor pela oportunidade de voltar um pouquinho para a realidade, depois de ter me afundado bastante tempo na fantasia :)

12 comentários:

  1. Linda sua resenha Jordana! Eu estou com esse livro pra ler aqui, e agora me deu mais vontade ainda!!

    ResponderExcluir
  2. @Martha
    Obrigada! Esse livro é surpreendente, você vai gostar :D
    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei Jo!!!

    Fiquei super curiosa com esse livro, por causa da sua resenha. Deve ter sido um choque pra você ler um livro desses depois de tanto tempo lendo fantasias kkkkk. Coloquei ele na minha lista de leitura \o/

    Bjim!!!
    http://theatheistvit.blogspot.com.br/
    http://contosdevitoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Vitoria
    Ei!
    Sim! Foi um choque e tanto! Mas foi super legal *-*
    Espero que possa lê-lo também!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Jordana, uma ótima resenha para um livro que mexeu tanto com você. De vez em quando é bom darmos chance a novas leituras, mudarmos um pouco nosso foco. Dica anotada. Se algum dia tiver a oportunidade, vou ler com certeza. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super afim de ler o livro e espero que seja bom.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. @Lia
    Olá!
    Obrigada! Sim, às vezes é bom mudar de gênero! E esse livro me surpreendeu muito, então foi muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. @Fernanda
    Olá! Bem vinda!
    Quando tiver a oportunidade, leia! Não vai se arrepender!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bem diferente mesmo, a começar pela capa, que tem uma característica marcante, não é bela, mas tem um efeito bem interessante, e pelo visto o enredo também.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jordana!

    O livro parece realmente bom! Nunca havia lido uma resenha sobre ele, então ainda não conhecia a sinopse, mas parece bem interessante e reflexivo. Adoro livros que voltam e vão no tempo e felizmente leio muitos deles para a faculdade. ^^ Acho que estou precisando de algo do gênero, vou anotar na minha lista e tentar adquirir ou conseguir emprestado para conferir essa história.

    Beijos,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. @Sammysam
    Olá!
    Agora que você falou, realmente a capa é bem diferente! Dá a impressão de ver uns rostos desenhados :D
    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. @Niki
    Oi!
    Eu também nunca tinha lido nenhuma resenha dele, e me deparei com esse desafio nas mãos! Foi muito bom! Espero que consiga ler também, vale a pena!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home