Resenha: Divergente, Veronica Roth

Olás!
Hoje trago a resenha de um livro eletrizante: Divergente, da Veronica Roth.
Resolvi ler esse livro antes do lançamento do filme para poder tirar minhas conclusões sobre a adaptação literária :)


Nome: Divergente
Nome original: Divergent
Autor(a): Veronica Roth
Páginas: 504
Editora: Rocco


Nota: 



Em uma Chicago futurística a cidade se divide em cinco facções: Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia. Caso você não pertença a nenhuma delas, você é praticamente invisível. Para ingressar numa facção de verdade, todos os jovens de 16 anos devem se submeter ao teste de aptidão, que irá definir a qual facção você realmente pertencerá pelo resto da sua vida.
Beatrice cresceu na Abnegação, mas ao realizar seu teste de aptidão ocorre um problema: o teste foi inconclusivo e ela não respondeu às simulações como esperado. Ou seja, ela é uma Divergente. Divergentes são uma ameaça ao sistema de facções, e são temidos e exterminados pelo governo.
Agora, ela precisa proteger esse segredo para salvar sua vida, e precisa fazer uma escolha: permanecer na facção que cresceu, com sua família, ou se permitir ser quem ela realmente é? O lema da sociedade é "facção antes do sangue", então será que ela abdicará de sua família?
Beatrice acaba escolhendo um caminho que surpreendeu até ela mesma, e agora deve lidar com as consequências: ela escolhe a Audácia, facção que sempre admirou mas que nunca se imaginou fazendo parte até agora.
Nessa facção, as coisas são um pouco diferentes: os jovens iniciandos precisam aprender a lutar, a trabalhar em equipe e superar seus medos. Além de terem que pular para/de trens em movimento.
Ao chegar ao complexo de seu novo lar, Beatrice resolve escolher um novo nome: Tris. Vida nova, nome novo. Lá ela conhece seu novo instrutor, Quatro, que tem a missão de preparar os iniciandos para a vida e rotina da Audácia. 
O que ninguém sabia era que a facção também poderia escolher quem iria ficar. Ou seja, eles classificam os iniciandos num ranking baseado nas habilidades que eles demonstram e os mais fracos serão eliminados: se tornarão sem facção. Então, Tris faz o que pode para evoluir e se tornar uma boa lutadora. Será que ela irá conseguir pernamencer na Audácia?
Durante a narrativa do livro, Tris se mostra uma personagem forte, determinada e corajosa, coisa que nunca pensou ser. É uma mocinha sem "mimimis" e que não hesita em enfrentar o que vier pela frente. Ela acaba conhecendo outros iniciandos e eles se tornam amigos rapidamente. Ela não conta a eles sobre sua divergência, mas ela tem neles companheiros confiáveis e que a protegem, ao mesmo tempo que disputam com ela por boas posições no ranking de iniciandos.
Outro personagem que se mostra intrigante é Quatro, o instrutor de Tris. Ele demonstra ser um exímio integrante da Audácia, mas ninguém realmente sabe muito sobre seu passado ou o porquê de seu apelido.
Quatro e Tris se tornam próximos, e isso parece deixá-la sem saber o que fazer. Ela nunca teve que lidar com proximidade com as pessoas em sua antiga facção.
"Meu primeiro instinto é te pressionar até você quebrar, só pra ver o quão forte eu preciso pressionar”, ele diz, seus dedos apertando-se com a palavra “quebrar”. "
Quando eles descobrem indícios de uma possível conspiração e uma nuvem de tensão impregna o ar, eles precisam se unir para impedir que a cidade entre em colapso e para protegerem aqueles com que eles se importam.

Divergente é um livro intenso, que transborda ação e emoção e nos faz devorá-lo até a última página sem dó. É uma leitura deliciosa e perigosa, que com certeza me deixou viciada e afoita pelo próximo. Personagens incríveis, cenários e histórias envolventes criam uma trama da qual não podemos escapar :)
Que venha Insurgente!

6 comentários:

  1. Oi Jordana
    Eu tenho que ler este livro antes do filme estrear, sempre escuto e leio ótimas criticas do livro, apesar de saber de vários spoilers, acho que dever ser realmente muito bom. Parabéns pela resenha :)
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. @Adriana
    O livro é muito bom!
    E não tem como ficar longe dos spoilers haha
    Antes de eu começar a ler já tinha saído em todas as redes sociais spoiler do terceiro livro!
    Mas posso te garantir que mesmo assim vale a pena a leitura :)
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Eu venho percebendo, pela minha opinião a respeito dos livros que você recomenda, que eu tenho um preconceito forte com personagens principais femininos. Mas já que você disse que essa personagem não tem muitos mimimis, acho que vou arriscar rsrsrs. A história me parece interessante.

    Bjs!
    http://contosdevitoria.blogspot.com.br/
    http://theatheistvit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Vitoria
    Ela é uma das personagens mais sem mimimis que eu conheço!
    Ela é forte, mesmo não tendo consciência disso :)
    A maioria das histórias é contada do ponto de vista da mocinha, mas dessa vez não ficou enrolado nem meloso rs
    Espero que goste!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jordana. Divergente parece ser uma excelente distopia e estou curiosa, tanto para ler o livro quanto para assistir o filme. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. @Vanessa
    Olá!
    Sempre recomendo ler o livro antes de ver o filme, por causa da magia da leitura.
    Dessa vez estou esperando uma ótima adaptação! Acho que o filme vai sre muito bom também!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home